Screen Shot 2016-05-02 at 9.40.38 AM

Desde a manhã de segunda-feira, 2 de maio, as lojas virtuais Play Store, do Google, e App Store, da Apple, passaram a disponibilizar o aplicativo ALUNI7. “Ele torna muito mais fácil o acesso às informações acadêmicas”, adianta Eduardo Mendes de Oliveira, professor do curso de Sistemas de Informação da FA7 e coordenador do DESI – Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas, responsável pelo projeto.

A ideia de criar um aplicativo móvel para que os estudantes tivessem um acesso mais rápido às informações acadêmicas surgiu há cerca de dois anos. No entanto, ela ganhou forma no segundo semestre de 2015, quando os estudantes que integram o DESI decidiram transformar o projeto em realidade. A concepção do aplicativo foi colaborativa entre os integrantes do DESI e contou com o apoio da direção da faculdade e também do CTI – (Centro de Tecnologia da Informação) que cuida da informatização de dados e processos da Educadora 7 de Setembro.

Para o projeto, foram utilizadas algumas tecnologias como Ionic, um framework que permite a criação de aplicações híbridas multiplataforma para iOS e Android. Como o ALUNI7 é o primeiro aplicativo desenvolvido pelo DESI, o desenvolvimento acabou se tornando também um aprendizado extra para os desenvolvedores. “Tive que aprender Ionic, que eu não conhecia e também Laravel e a plataforma universal do Windows (UWP – Universal Windows Platform), para fazermos a versão para Windows 10 Mobile”, lembra o estudante Renato Holanda, um dos “pais” da aplicação. Ele adianta que a versão para smartphones com Windows já está a caminho. “Ela está hoje igual ao Android e o iOS em termos de funcionalidades. Mas vai passar ainda por uma bateria de testes até chegar à loja”, revela.

Praticidade: notas, calendário e faltas numa tela só

O aplicativo ALUNI7 funciona de uma forma relativamente simples. O estudante de graduação da FA7 coloca usuário e senha na tela inicial e é levado para uma tela onde aparecem as disciplinas matriculadas. De lá, basta um clique para acessar novas e faltas. Esse processo, que demorava 12 cliques para ser feito no sistema atual foi reduzido para apenas 2 cliques. “E isso de uma maneira visual e direta”, comemora o professor Eduardo. “Apesar dessa ser a primeira versão, com notas, faltas e plano de aula, a gente planeja disponibilizar outras informações nas próximas versões”, diz.

De acordo com o professor Eduardo, as funcionalidades escolhidas para esta primeira versão foram as que teriam um maior impacto inicial para os alunos. “A gente fez um tipo de pesquisa entre alguns alunos e vimos que esse tipo de consulta – notas e faltas – era a mais buscada no Aluno Online. Era também o tipo de informação que teria um maior impacto dentro do esforço adequado para ser feito no projeto. E isso norteou nosso trabalho”, conta.

Contudo, o app ALUNI7 traz um diferencial: ele mostra uma função que é pouco utilizada pelos alunos. Aliás, muita gente sequer conhece o acesso aos planos de aula . Assim, o aluno pode ver o que o professor planejou para uma determinada data e o que ele de fato lecionou.

Os integrantes do DESI que se envolveram diretamente no projeto garantem que tudo foi pensado com foco no usuário, desde as cores, que utilizam a identidade visual da FA7 e a escolha do nome. O projeto, que foi apresentado ao público como Alumni7 no IV Festival de Software, realizado em novembro de 2015, recebeu diversas contribuições. Outros setores da faculdade fizeram sugestões, inclusive para o nome, que mudou para Aluno7 e que, por fim, ganhou o nome ALUNI7, que foi sugerido pela direção de reuniões e que aponta um novo momento que a FA7 está passando.

“É muito massa a experiência de fazer parte do desenvolvimento desse aplicativo e dos recursos que a faculdade disponibiliza, como o plano de aula”, revela Renato Holanda. “Me enche de orgulho o que está acontecendo. O DESI está contribuindo de uma maneira efetiva para a vida acadêmica de toda a faculdade. Foi um desafio que os estudantes aceitaram e assumiram. Levaram tudo muito a sério. Ver que na faculdade temos esse crescimento e esse compromentimento da vida academica é simplesmente fantástico”, comemora Eduardo Mendes.

ALUNI7-divulgacao_site