Leonardo di Caprio em O Lobo de Wall Street

aluno gustavo vieira

Gustavo Augusto-Vieira
da Equipe Include[SI]

São inúmeros os artigos que tratam sobre os conflitos de gerações existentes hoje, inclusive nos ambientes de trabalho. As gerações anteriores valorizam empregos de longa duração. Isso demonstrava fidelidade e respeito. Os jovens adultos de hoje gostam de novos desafios e trocam de trabalho sempre que sentem necessidade. Essa necessidade, claro, varia de uma pessoa para outra. Cada um tem sua motivação. Pode ser uma motivação financeira. Tem ainda aquelas pessoas que buscam um ambiente de trabalho criativo e bem equilibrado. E também os que buscam aprendizado constante.

Porém, como tudo na vida, o ambiente de trabalho possui aspectos positivos e também aspectos negativos. O fato é: não existe ambiente de trabalho perfeito. Às vezes, o local de trabalho fica perto de casa mas oferece um salário ruim. Outro é bem remunerado mas é chefiado por uma pessoa mal humorada ou mal preparada para a função. Tem gente que trabalha no local dos sonhos de muita gente mas esse local fica do outro lado do oceano Atlântico, longe da família e dos amigos. O ideal, antes de abandonar o barco e partir para melhor (que nem sempre é a melhor, acredite), é colocar numa folha de papel os aspectos positivos e negativos do trabalho atual: salário, ambiente de trabalho, chefia, aprendizagem, possibilidade de crescimento… Só então escolha mudar de ares.

Mas saiba que a mudança não necessariamente será a solução de todos os seus problemas. Entenda que seu novo trabalho terá aspectos positivos e negativos. Lembre-se ainda que um processo seletivo é mútuo: a empresa quer selecionar alguém mas vocẽ também está selecionando seu novo local de trabalho. O trabalho pode ser comparado a um relacionamento onde no início tudo é perfeito e depois começamos a perceber os desgastes. Contudo, assim nos relacionamentos amorosos, o tempo nos fará capazes de entender que, assim como não existem relacionamentos perfeitos, não existe trabalho perfeito.