IMG_20150825_163202
IMG_20160222_172336

Fernando Oliveira

Ao ser selecionado para o DESI – Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas da FA7 – Fernando Oliveira decidiu mergulhar de cabeça no projeto que resultou no ALUNI7, aplicativo móvel que leva parte das funcionalidades do Acadêmico Online da FA7 para os smartphones. De lá pra cá, foram muitas horas de trabalho. Ao lado do colega Renato Holanda, do coordenador Eduardo Mendes e de outros colegas do laboratório, Fernando é um dos principais responsáveis pelo sucesso dessa primeira versão do aplicativo, que tem recebido diversas contribuições dos usuários. Para a INCLUDE[SI], ele bate um papo rápido mas que resume bem como foi fazer parte de um projeto como esse.

 INCLUDE[SI]: Quais foram os principais desafios que você encontrou ao longo do projeto ? 
Fernando: O maior desafio foi aprender a programar para web, porque até então eu só tinha feito cursos. Nunca tinha feita nada do zero. E entender o AngularJS sem dúvidas foi o maior desafio, e também foi o melhor aprendizado, em termos de programação.
INCLUDE[SI]: Hoje você está trabalhando numa empresa com desenvolvedor. Que aprendizados você levou dessa experiência? 
Fernando:  Uma coisa que também aprendi foi que nem sempre o que eu planejei para o aplicativo era o melhor, como as telas por exemplo.
INCLUDE[SI]: O que você tem a dizer para quem gostaria de desenvolver um app?

Fernando: Se você acredita no seu projeto, se esforce pra fazer o melhor. E sempre faça pensando como usuário, porque muitas vezes a gente está acostumado com o nosso sistema, e acha que o usuário vai ter a mesma facilidade de utilizá-lo.

INCLUDE[SI]: Muita gente tem dado feedback do ALUNI7, com muitas contribuições e sugestões. Com você tem avaliado a repercussão do lançamento?

Fernando: Estou surpreso com tanto com o feedback positivo. Não esperava tantas pessoas sugerindo novas funcionalidades pro aplicativo. Todo esse reconhecimento é muito gratificante.

Comentários

comentários

ALUNI7: app para notas, faltas e planos de aula
R.I.P. Ypiranga [registro]