BFT689

O assunto do momento, (além de todo o noticiário político, claro) é toda essa discussão sobre o fim da internet ilimitada. A medida já foi implementada para a internet móvel. Antes, contratávamos uma franquia. Mas, quando ela acabava, a velocidade era reduzida. Agora não é mais, para a maioria dos planos oferecidos pelas operadoras. Querem fazer o mesmo para a internet fixa. Operadoras como Vivo e NET já anunciaram que pretendem cortar o serviço de quem atingir a franquia. A lógica é: acabou  a franquia e quer continuar online? Então pague por isso. A medida causou o maior rebuliço Brasil afora. E não é pra menos.

one-third-slow-web-579x293

O serviço de banda larga tem transformado positivamente o dia a dia de milhões de brasileiros. A rede resignificou os negócios, a educação e até o entretenimento. E é exatamente esse ponto que tem chamado a atenção das operações. Serviços de vídeo sob demanda, como You Tube e Netflix, crescem vertiginosamente e têm se tornado cada vez mais relevantes. Enquanto isso, a audiência das emissoras de televisão vem caindo aos poucos. O serviço de TV paga está despencando. E a maioria das operadoras de TV paga do Brasil são também operadoras de internet banda larga.

Enquanto os executivos das operadoras se preparam para pensar em formas de prejudicar os usuários através dos bloqueios, vários grupos  contra-atacam. São petições online e comunidades voltadas para discutir a problemática, inclusive sob a ótica judiciária. Organizações sérias, como o Proteste, também se pronunciaram. Algumas operadoras estudam voltar atrás. Já outras já disseram que não vão bloquear o serviço, aproveitando a oportunidade para se promoverem.

Broadband-InternetMas porque devemos defender uma internet sem limites? Primeiramente, porque devemos lutar para que a internet, assim como água e energia elétrica, seja um serviço básico, como ocorre já em alguns países. Depois, milhões de empreendedores e profissionais liberais precisam da internet ilimitada para fazerem negócios. A internet dá suporte econômico ao país, independente do setor econômico. Sem contar que existe uma indústria criativa toda baseada na rede, inclusive com profissionais que trabalham unica e exclusivamente com a internet. E o mais importante de tudo: o conhecimento não pode ser limitado. Os principais veículos de comunicação do País estão online. Além disso, as redes sociais digitais e os blogs conseguem democratizar o acesso e a produção de informação, produzindo fóruns comunicativos mais eficientes e equilibrados. As pessoas têm voz e voz na rede. Além disso, vídeos, imagens e textos disponíveis online permite que qualquer assunto seja pesquisado, a qualquer hora.

O mais revoltante disso tudo é que as operadoras não têm argumentos técnicos para justificar a limitação do tráfego de dados. Os custos para a  infraestrutura de rede necessária para o serviço de banda larga são voltados apenas para a instalação e para a manutenção da rede. Custos esses que já estão incluídos no valor que o usuário paga mensalmente às operadoras. Por isso, considero essa e qualquer tentativa de limitar o serviço de internet um grande retrocesso.

MAIS

Movimento Internet Sem Limites no Facebook: https://www.facebook.com/mislbr