Windows Apps

Este texto foi escrito no aplicativo Microsoft Word para Android rodando em um Chromebook. Qual a relevância de começar a discussão com essa frase? Vamos lá. Nunca a Microsoft lançou uma versão do Word para Chromebook. Até porque os Chromebooks usam o Chrome OS, um sistema operacional próprio, que roda praticamente aplicativos baseados na web. No entanto, uma nova versão do sistema – atualmente em testes – vai permitir que aplicativos desenvolvidos para Android rodem no sistema Chrome OS, numa tentativa de ampliar as possibilidade de uso dos Chromebooks.

Claro que, pelo menos a princípio, muitos apps deverão falhar. Isso porque os desenvolvedores nao levaram em conta que seus apps usariam teclado físico e telas maiores que 10 polegadas que não são sensíveis ao toque. Mas o próprio Google, responsável tanto pelo sistema operacional Android quanto pelo Chrome OS já anunciou que pretende lançar no futuro um novo sistema operacional – que internamente está sendo chamado de Projeto Fuschia – que deve unir características dos dois sistemas, inclusive aplicativos compartilhados. Ou seja: com o mesmo código, um app X poderá rodar em smartphones, tablets, notebooks e relógios.

Esse lance de aplicativos universais não é nenhuma novidade e nem foi inventado pelo Google. Ao anunciar o Windows 10, a Microsoft mostrou uma possibilidade e tanto para os desenvolvedores: aplicativos que rodariam tanto no desktop como nos smartphones com Windows e nos videogames Xbox. Mas o fracasso da versão mobile do Windows 10 não fez com o projeto tivesse o êxito esperado. A própria linguagem Java, ainda nos anos 90, já apontava para uma universalidade das aplicações, que poderiam rodar em várias plataformas (inclusive móveis).

Microsoft Word e Instagram: feitos para Android e rodando no Chrome OS

Os tais aplicativos universais exigem dos desenvolvedores ainda mais cuidados na hora de projetar um software. É preciso pensar (ainda mais) na experiência do usuário! Afinal, são plataformas a mais que poderão rodar aquele app. Ou seja: são mais devices e sistemas operacionais a serem testados. Ignorar essa tendência pode ser um erro grave.

PARA SABER MAIS:

What’s a Universal Windows Platform (UWP) app? (https://msdn.microsoft.com/en-us/windows/uwp/get-started/whats-a-uwp)