Celular na sala de aula

Levar o celular para a sala de aula pode ser um suicídio  atraso de vida. Com tantas distrações disponíveis nos aparelhinhos (jogos, chats, fotos, vídeos) fica difícil prestar atenção ao que o professor fala. Mas, se bem utilizado, o smartphone pode ser um excelente aliado na hora de aprender. Aqui você confere algumas dicas de aplicações que podem te ajudar dentro e fora da sala de aula.

Keep, do Google, está disponível para Android e iPhone

Diga xis!

Copiar o conteúdo do quadro é coisa do passado. A onda é usar os megapixels da câmera do seu smartphone para tirar fotos do quadro e depois compartilhar com os amigos. Mas achar foto do quadro no meio de tanta conversa no WhatsApp pode parecer meio chato. A dica é usar programas específicos para pequenas anotações, como o Evernote, OneNote ou o Google Keep, que sincronizam tudo na web. Você pode separar por aula ou por tema e colocar as fotos todas lá. Ainda dá para colocar uma outra explicação. Até porque nem adianta tirar a foto se você não sabe do que aquilo se trata.

Tela do aplicativo Trello, que possui versão web

Oi pessoas!

Em grupo tudo fica mais fácil. É legal estudar com amigos. Tem gente que tem mais facilidade para aprender uma coisa que outras. E tem gente que consegue simplificar algo que você não conseguiu aprender com o professor. Mas grupos de WhatsApp e Facebook acabam caminhando para amenidades. Muita gente tem usado ferramentas de comunicação, digamos, mais “profissionais”. O Slack (slack.com), por exemplo, está bem em alta porque organiza trabalhos em equipe e reúne grupos com interesses em comum. Funciona online e tem aplicativos para o celular. Outro aplicativo bem interessante para usar sozinho ou em grupo é o Trello que permite organizar suas tarefas em quadros.  Vale a pena conferir os recursos dessas plataformas.

Whats Up?!

Todo mundo precisa falar mais de um idioma. É a lei do mercado. Inglês, espanhol, francês. Vale tudo! Principalmente quem pretende estudar fora ou descolar um trampo na gringa. O Duolingo é uma plataforma de aprendizagem online que ensina idiomas de forma lúdica. O app móvel usa o microfone e permite que você pratique um pouco do que você aprendeu. Tem ainda um percentual de proficiência e até testes de nível!

Duolingo é uma mão na roda para quem quer aprender idiomas

Já olhou no Google?

Então, você está na sala de aula, conectado na rede 4G, está com a faca e o queijo na mão e… utiliza toda essa tecnologia pra falar bobagem. Nãaaaaaaaaaaaaaaaaao! Em sala, você pode pesquisar no Google conceitos que complementem o que o professor está dizendo ali na frente. Em casa, você pode acessar o You Tube para acessar alguns canais que ensinam de uma forma mais lúdica o conteúdo ensinado na faculdade. O CS50, por exemplo, (https://www.youtube.com/user/cs50tv) e o Curso em Vídeo, do Gustavo Guanabara ( https://www.youtube.com/user/cursosemvideo) tem muita coisa legal.

Leve um scanner no bolso

Às vezes, tirar uma foto não é o suficiente. É preciso fazer uma cópia de um livro ou de outro documento. O aplicativo Office Lens, da Microsoft, transforma seu smartphone em um scanner portátil apenas usando a câmera do aparelho. Você pode escolher entre quadro branco ou documento. A qualidade é incrível. O aplicativo do Google Drive tem um recurso semelhante.