maxresdefault

Inovadoras, cheias de gás, admiradas por uns e odiada por outros, Apple e Microsoft são verdadeiras empresas “dinossauras” no ramo da tecnologia da informação e informação (TIC). Mas, venhamos e convenhamos, são “dinossauras” ágeis, rápidas. Ou seja: não perdem tempo. Os anúncios feitos nas últimas semanas mostram que ambas estão em busca da consolidação em mercados em que já atuam há um bom tempo. E como o mercado é dinâmico, é preciso acompanhar esse dinamismo.

A Apple quer ser mais aberta. Microsoft aposta em serviços.

A Microsoft fez anúncios importantes recentemente. Primeiro, anunciou a compra da plataforma LinkedIn, uma rede social voltada para contatos profissionais e que vem ganhando cada vez mais relevância. Nada mais natural para uma empresa que detém o sistema operacional número 1 nos escritórios e também uma plataforma de aplicações chamada de, nada mais, nada menos, Office. O mais curioso de tudo é que a compra mostra o quando a empresa tem se voltado para os serviços. Se antes a Microsoft vendia aplicativos nas lojas, literalmente em caixas, agora ela quer se mostrar conectada, voltada para serviços eficientes online, como o buscador Bing, o portal de notícias MSN, o disco virtual OneDrive, além da versão online do Office. Isso sem contar serviços voltados para grandes empresas e desenvolvedores, como Azure, uma plataforma de computação em nuvem.

143067.251143-Aplicativo-XboxA empresa fundada por Bill Gates também é grande em outra área: a dos games. Anúncios recentes da empresa também mostram que ela quer focar em serviço também nessa seara. O aplicativo do Xbox agora está disponível para Android e iOS. Antes, só era possível instalar o app em equipamentos com Windows 10. A empresa quer levar a experiência da sua plataforma de jogos para usuários de qualquer sistema móvel. Paralelo a isso, foi anunciado também que, finalmente, jogos entre PCs com Windos 10 e Xbox One terão compra cruzada. A novidade, chamada de Xbox Play Anywhere (“jogue em qualquer lugar”, em português) permite que ao comprar uma cópia do jogo para uma plataforma, o jogador ganhe uma cópia da outra plataforma de graça.

Uma maça mais aberta

2014-09-appleIronicamente, uns dos versos de “A Maçã”, famosa canção de Raul Seixas, diz que “o amor só dura em liberdade”. E o amor dos fãs da empresa Apple poderia ser comprometido por uma das mais criticadas características de seus produtos e serviços. Produtos Apple são “fechados” demais e a própria Apple sabe disso. Tanto que anunciou que vai permitir uma maior integração entre seus serviços e os serviços de terceiros, entre eles a assistente digital Siri e o app de mensagens iMessage. A novidade faz parte do iOS 10, que deverá ser liberado para os usuários de iPhone e iPad por meio de atualização nos próximos meses.

Uma outra novidade que reforça essa intenção da empresa é a possibilidade – também a partir do iOS 10 – de permitir que o usuário apague do seu dispositivo a maioria de apps nativos (aqueles que já vêm pré-instalados). Isso dá mais poder aos usuários e também aos desenvolvedores.

Ainda sobre os dinos…

Bem, os dinossauros estão entre nós. São grandes e chamam atenção. Mas eles fazem barulho e tremem o chão quando passam. Por isso, devemos respeitá-los.