Gustavo Augusto-Vieira
da Equipe Include[SI]
Inovadoras, cheias de gás, admiradas por uns e odiada por outros, Apple e Microsoft são verdadeiras empresas “dinossauras” no ramo da tecnologia da informação e informação (TIC). Mas, venhamos e convenhamos, são “dinossauras” ágeis, rápidas. Ou seja: não perdem tempo. Os anúncios feitos nas últimas semanas mostram que ambas estão em busca da consolidação em mercados em que já atuam há um bom tempo. E como o mercado é dinâmico, é preciso acompanhar esse dinamismo.
A Apple quer ser mais aberta. Microsoft aposta em serviços.
A Microsoft fez anúncios importantes recentemente. Primeiro, anunciou a compra da plataforma LinkedIn, uma rede social voltada para contatos profissionais e que vem ganhando cada vez mais relevância. Nada mais natural para uma empresa que detém o sistema operacional número 1 nos escritórios e também uma plataforma de aplicações chamada de, nada mais, nada menos, Office. O mais curioso de tudo é que a compra mostra o quando a empresa tem se voltado para os serviços. Se antes a Microsoft vendia aplicativos nas lojas, literalmente em caixas, agora ela quer se mostrar conectada, voltada para serviços eficientes online, como o buscador Bing, o portal de notícias MSN, o disco virtual OneDrive, além da versão online do Office. Isso sem contar serviços voltados para grandes empresas e desenvolvedores, como Azure, uma plataforma de computação em nuvem.
A empresa fundada por Bill Gates também é grande em outra área: a dos games. Anúncios recentes da empresa também mostram que ela quer focar em serviço também nessa seara. O aplicativo do Xbox agora está disponível para Android e iOS. Antes, só era possível instalar o app em equipamentos com Windows 10. A empresa quer levar a experiência da sua plataforma de jogos para usuários de qualquer sistema móvel. Paralelo a isso, foi anunciado também que, finalmente, jogos entre PCs com Windos 10 e Xbox One terão compra cruzada. A novidade, chamada de Xbox Play Anywhere (“jogue em qualquer lugar”, em português) permite que ao comprar uma cópia do jogo para uma plataforma, o jogador ganhe uma cópia da outra plataforma de graça.
Uma maça mais aberta
Ironicamente, uns dos versos de “A Maçã”, famosa canção de Raul Seixas, diz que “o amor só dura em liberdade”. E o amor dos fãs da empresa Apple poderia ser comprometido por uma das mais criticadas características de seus produtos e serviços. Produtos Apple são “fechados” demais e a própria Apple sabe disso. Tanto que anunciou que vai permitir uma maior integração entre seus serviços e os serviços de terceiros, entre eles a assistente digital Siri e o app de mensagens iMessage. A novidade faz parte do iOS 10, que deverá ser liberado para os usuários de iPhone e iPad por meio de atualização nos próximos meses.
Uma outra novidade que reforça essa intenção da empresa é a possibilidade – também a partir do iOS 10 – de permitir que o usuário apague do seu dispositivo a maioria de apps nativos (aqueles que já vêm pré-instalados). Isso dá mais poder aos usuários e também aos desenvolvedores.
Ainda sobre os dinos…
Bem, os dinossauros estão entre nós. São grandes e chamam atenção. Mas eles fazem barulho e tremem o chão quando passam. Por isso, devemos respeitá-los.