Neste post, o Designer Gráfico Renato Mendes compartilha como foi o processo de criação da capa da nova edição da Contêiner7 que será lançada em breve. O Renato é formado em Design Gráfico pela FA7 e atualmente colabora com o DESI, e assim nos proporcionou a primeira postagem relacionada a Design Gráfico da include[SI].

Renato Mendes
Designer Gráfico
Gostei muito da estrutura das capas antigas: logo evidente, texturas de plano de fundo, logo da FA7 não se sobressaindo ao da revista. Aproveitei e perguntei se poderia trabalhar na logo também, e me foi permitido. Então a missão seria trabalhar a logo e a estrutura da capa.
Ao todo foram desenvolvidas quatro opções, que são estas:
Nesse momento as proporções da composição da página não haviam sido trabalhadas. O que é isso? Refiro-me ao uso de algum recurso como geometria, proporção áurea, regra de Fibonacci para guiar a localização dos elementos. Ou seja, é uma forma de distribuir os elementos baseados na matemática. É um recurso que se usa tanto em arte quanto em projetos de design. Não é regra que deva sempre ser seguida, mas que ajuda muito no posicionamento dos elementos no plano.
Uma composição áurea pode ser construída a partir de um quadrado, de diversas formas. Multiplique, por exemplo, dois lados deste quadrado por 1,618, deixando os demais fixos, sobreponha os dois objetos, e alinhe-os pela base. O resultado é um retângulo áureo ou o retângulo perfeito.
Então depois que as capas foram escolhidas, procurei trabalhar a composição da logo e da página. Vamos nos ater primeiramente a logo. Na primeira tentativa de composição tentei utilizar o retângulo áureo (vide resultado abaixo).
Ainda buscando mais alternativas, fui atrás de outro recurso: regra de Fibonacci, uma sequência matemática infinita, cujos números são resultados das somas de seus anteriores (0, 1, 1 , 2, 3, 5, 8 …). Desenhei quadrados de 1cm, 1cm, 2 cm, 3 cm e 5 cm (e repetindo o último). A partir deles construí mais uma opção para a logo,
Pelo resultado alcançado, preferi ficar com esta última pois o nome Contêiner ficou mais evidente, além desta combinação me indicar um conforto e equilíbrio visual mais consistentes.
Feito isto, defini que as margens de topo e laterais seriam de 1 cm. Acomodei os quadrados anteriores nessas margens, escalonando-os e posicionando a logo na capa da revista. O contorno em volta se refere à largura da página.
O próximo passo seria estudar onde e como posicionar os demais elementos da página a partir da geometria. Traçei as diagonais do retângulo que formam a capa, que formam dois triângulos. Do encontro das diagonais, tenho o centro geométrico e o texto “Games, Sistemas Web e Aplicativos” com centro vertical à mesma altura e com 2 cm de margem direita. Verificando a figura fica mais fácil de compreender.
Interessava-me também o triângulo da parte de baixo para posicionar o logo da FA7. Traçei as bissetrizes deles e o ponto de encontro delas marca a altura da logo.
A capa final ficou definida assim:
TIPOGRAFIAS
CONTÊINER 7
- Micrograma D OT Bold Extended
DATA E DESCRIÇÃO
- Avenir Roman
MANCHETE
- Dekar
PROJETO GRÁFICO
Renato Mendes
Designer Gráfico