Jogos na AppleTV

Eduardo Mendes

Eduardo Mendes
da Equipe include[SI]

Quarta-feira, dia 09 de setembro de 2015, a Apple realizou em San Francisco o seu Keynote de… Setembro (claro! :/). E foram muitas novidades da perspectiva dos seus produtos. Vamos fazer um breve relato do que rolou.

Boas-vindas

Desde o começo o Tim Cook demonstrou a satisfação pela o que o time da Apple fez e mais satisfação ainda de muitos deles estarem ali presentes. Ponto pra Apple! E não falou muita coisa não, porque pelo jeito não ia dar tempo mesmo de falar tanta coisa.

Visão Geral do Auditório

Visão Geral do Auditório

Apple Watch

Ainda pouco visto por aqui, Tim Cook e Jeff Williams basicamente disseram que o Apple Watch é um sucesso de vendas, que os clientes estão muito satisfeitos (97% de satisfação) e que novas pulseiras estarão disponíveis no mercado, inclusive com uma colaboração com a Hermes (se bem que para pobres mortais isto não interessa muito). Houve apresentações demonstrando também  sua aplicação na área da saúde.

Pulseiras do Apple Watch

Pulseiras do Apple Watch

iPad Pro

Phil Schiller foi responsável (pra variar) por uma das melhores partes do evento de ontem, que foi a do lindo e gigante iPad Pro (Apple Surface), de quase 13 polegadas, ou seja, quase do tamanho da tela do MacBookPro inicial. Se o tamanho impressiona, a velocidade do seu processador Apple A9X, 320x mais rápido que o do iPad 1, o áudio não deixa por menos, possui 04 caixas de som com som totalmente stereo, que deve possibilitar uma ótima experiência para a utilização de mídias. O interessante é que apesar do tamanho e do poder de processamento, em termos de peso e espessura, a diferença é quase irrisória.

Uma grande novidade para o mundo Apple foi a do Smart Keyboard, projetado especialmente para o iPad Pro, lembrando em muito o teclado do Microsoft Surface.

Apple Pencil

Como acessório específico para o iPadPro, foi a apresentada a ApplePencil que permite fazer muito mais do já era possível fazer só com os dedos (no iPad, lógico). A precisão da caneta é impressionante e permite fazer desenhos com alto nível de detalhes.

Mentalidade de Abundância

Uma coisa me impressionou muito positivamente nesta parte, de repente Phil Schiller começa a falar sobre como o iPad transformou o modo das coisas serem feitas na indústrias, em como tornou atividades mais práticas e como ajudou na produtividade das pessoas.

Quando falou em produtividade, também falou em quem muito contribui com a produtividade profissional: a MICROSOFT. Isso foi bastante inesperado, e no meio da apresentação eis que surge a logo gigante da concorrente para apresentar o novo Office da Microsoft para o iPad Pro e sua nova Apple Pencil.

Microsoft no "mei" do keynote

Microsoft no “mei” do keynote

Achei isso muito moderno, mostraram que estavam de repente dividindo projetos criando uma situação que é favorável para as duas empresas e mais ainda para o consumidor. A colaboração entre as empresas deve inspirar muitas outras afora.

Como se não bastasse, entrou também a ADOBE na apresentação e mostrando seus produtos feitos também especificamente para o iPad Pro e a Apple Pencil.

Foi um show essa parte.

Apple TV

A maior mudança em termos gerais foi a da Apple TV, que já estava com o mesmo set top box e configuração há bastante tempo. Eu que sou usuário ativo, já estava bem satisfeito com ela, mas essa nova está sensacional (essa mania de criar necessidade do que não existe). Eddy Cue se enrolou no começo da apresentação, mas com tanta inovação para um produto só, seria difícil deixar a bola cair.

Enfim trouxeram a ideia de uma AppStore para ela, porque ficar preso somente às poucas opções oferecidas era um pouco frustrante, além do que para pessoas que moram fora do EUA alguns dos apps oferecidos possuíam pouca utilidade, além de todos serem em língua estrangeira.

A abertura para que desenvolvedores do mundo possam criar os próprios apps é bastante motivadora. Nas demos foram apresentados vários apps que já estão sendo desenvolvidos para a nova AppleTV, na verdade, mais do que isso, os JOGOS que estarão disponíveis para ela. (What the FU…. is this???) SIMMMM, ela agora vem com um novo controle com sensores de movimento, assim como controles do Wii e similares, que permite interagir com os jogos pelo interface (touch + botões + Siri) do controle ou pelo seu movimento. Também será possível interagir com os iPhones, evitando a necessidade de um outro controle. Ideia muito boa.

AppleTV-Games

O controle vem com o modo “Siri”, daí você com linguagem natural (inglês fluente, huahauhau) pode solicitar buscas, sem precisar apertar nada no controle, o que era uma experiência de usuário bem ruim na atual versão, principalmente para realizar buscas. E as possibilidades de controle via voz são bastantes avançadas.

O resultados de busca na AppStore estão também com essa mentalidade de abundância e colaboração. A busca por mídia é uma só para todos os apps, por exemplo, se você procurar (com a ajuda da Siri) um filme especifico, caso seja localizado, a AppleTV apresenta uma página muito bacana sobre o filme e em quais apps o mesmo está disppnível, ou seja, não tem que ficar saindo e entrando de apps para procurar a mesma coisa, a busca já te diz se tem no iTunes, Netflix ou outros. Acho isso bem prático.

Essa eu vou querer ter.

iPhone 6S e iPhone 6S plus

A grande novidade que faz com que os novos iPhones tragam uma nova experiência de usuário é o 3D Touch, a tecnologia que permite o reconhecimento de força de toque, adicionando aos (agora já familiares) gestos “2D”, novos toques “3D”, os toques Peek e Pop  que estão profundamente integrados aos novos iPhones. O 3D Touch permitiu que a Apple trouxesse várias novidades às interações com as interfaces dos aplicativos, e olha … estão lindas :) .

Existe também uma forma de migrar facilitada para clientes Android, novos carregadores, o processador é melhor, a Siri está melhorada, as câmeras agora são de 12MP e 5MP FaceTime, possibilidade de gravar vídeos 4K, o Touch ID também está mais rápido e tem a parada do Live Photos (GIFs repaginados ?). Foram bem enfáticos em dizer que não eram pequenos vídeos :/. Meio forçado.

Galera, é o seguinte, é coisa demais pra falar, pra ver tudo recomendo assistir o Keynote que está disponível no site da Apple: http://www.apple.com/apple-events/september-2015/

Por fim, é muito bacana como todos os apresentadores enfatizaram que os resultados apresentados advêm da COLABORAÇÃO entre os seus 03 times, os de engenheiros, os de desenvolvedores e os de designers da Apple. A colaboração é imprescindível para que se possa entregar uma boa experiência de usuário e é isso eles têm ensinado a cada produto lançado.

Comentários

comentários

Ciências Sem Fronteiras: Minha experiência no Canadá [relato]
Periscope: a televisão é você [app]

3 Comentários