Imagem do filme O guia do mochileiro das galáxias

Novo na área? Relaxa! Você é muito bem-vindo ao curso de Sistemas de Informação da FA7. Mesmo assim, a INCLUDE resolve fazer uma lista com coisas essenciais que você precisa saber para não ficar totalmente perdido na faculdade. São dicas que vão além de “não relaxe nas férias”, “preste atenção em Computação Básica” ou ”não  deixe a matéria acumular”.

Coordenação, Secretaria, Tesouraria

O coordenador do curso é o professor Marum Simão. A sala dele fica no terceiro andar, bem pertinho da biblioteca. Você pode ir lá para conversar com o coordenador ou com algum dos vice-coordenadores. Isso pode resolver coisas voltadas para o curso (falar de professores, disciplinas, alguma orientação sobre a profissão, essas coisas). Atenção: assuntos financeiros se resolvem no financeiro (fica vizinho à secretaria). Já assuntos voltados à documentação são resolvidos na Secretaria.

Meme sobre VP2Wi-fi, Aluno Online, senhas

Calma, uma coisa de cada vez.

Quando o aluno faz a matrícula na FA7, ele recebe um número de matrícula. Esse número é usado para que você acesse o Aluno Online (a senha padrão é 123456). O Aluno Online serve para consultar notas, faltas, histórico, solicitar documentos, ver o financeiro.

Para acessar a rede sem fio da faculdade você precisa cumprir duas etapas. A primeira é acessar a rede 7SETWIFI. Depois você abre o navegador e tenta acessar algum site. Deixe de preguiça e digite um endereço (não dê refresh a uma página já registrada, nem abra o site da FA7). Vai aparecer uma tela de login. Você coloca seu número de matrícula e sua senha (a mesma do aluno online). Pronto! Detalhe: nem todos os lugares da FA7  tem bom sinal de  wi-fi. A pode ficar lenta em horários de pico, como nos intervalos da aula. Ah, vale lembrar que o acesso é bloqueado para alguns sites, como o YouTube. Em caso de dúvida ou se você tiver algum problema no acesso, procure a coordenação do Labinfo, que fica no primeiro andar, próximo ao elevador.

Faltas, médias, notas

Você precisa ter no mínimo 75%  de presença para passar numa disciplina. Fique atento (o Aluno Online tem o registro disso aí), mas lembre que nem todos os professores lançam diariamente a frequência, então fique atento ao número de dias que você não aparece para assistir aula.

A FA7 usa um sistema de média que é assim: (VP1 + VP2 + VF / 6), sendo que a VP2 tem peso 2 e a VF tem peso 3. Isso quer dizer que se você se der mal na primeira prova, você se recupera na próxima.

Andares, elevadores, lugares

1º andar: fica no sub-solo. Tem o DESI, coordenação do Labinfo, laboratórios, escritório das empresas de TI do parque tecnológico. 2º andar: entrada principal, recepção, Secretaria, cantinas, livraria, salas de aula e Auditório. 3º andar: coordenação, biblioteca, laboratórios. 4º andar: laboratórios, sala de aula, Galeria de Arte Vicente Leite - a maioria das aulas de SI rolam no quarto andar. 5° andar: Teatro Nila Gomes de Soárez, cantina, cursos da área de comunicação e pedagogia. 6º andar: Instituto FA7. Algumas aulas de SI rolam por lá também. 7º andar: Cursos da área de engenharia.

Existem três elevadores: o principal, mais usado; e os dois elevadores do estacionamento. Um dia você vai precisar dele por isso aprenda a fórmula para usá-lo, que é x-2. Isso quer dizer que se você for para o quinto andar aperte o 3. Se for para o terceiro aperte o 1.

meme sobre os novatos perdidos na bibliotecaLaboratórios

Algumas disciplinas são ministradas nos laboratórios de informática (afinal, vc estuda SI). No primeiro semestre temos, por exemplo, Computação Básica. Os principais laboratórios ficam no terceiro, quarto, quinto e sexto andar. O laboratório LI32 – no terceiro andar – é livre para o aluno estudar e acessar livremente o que quiser na rede. Funciona praticamente o dia todo. Os horários oficiais estão no site da FA7.

Lista de Alunos de Sistemas de Informação

De boa, a melhor forma de se comunicar no curso é através da lista de emails. Ou seja: Facebook, grupo de WhatsApp, esqueça! Nada disso é oficial. Entre logo na lista e fique por dentro de avisos, estágios e outras coisas importantes. O endereço para se cadastrar é http://www.fa7.edu.br/ypiranga/caderno.php?id=142.

Aluno Online x Teleduc

Na FA7, principalmente no curso de SI, os professores costumam disponibilizar exercícios e outros materiais online. Contudo, existem duas plataformas: Aluno Online e Teleduc. No Aluno Online, o aluno entra com a senha e olha lá se tem novidade (geralmente o professor avisa quando vai colocar coisas lá). No Teleduc, você precisa fazer um pequeno cadastro e  pedir para que o professor lhe adicione. Veja com o seu professor qual o sistema ele usa. O link para o Teleduc é http://www.fa7.edu.br/ypiranga/caderno.php?id=615 (ele está na home do site  da FA7)

Site da FA7

Aprenda uma coisa: se não está no site da FA7, não é verdade! Então, fique ligado nos editais e em outras informações.

tia da bibliotecaAvaliação Institucional

Toda vez que acaba o semestre o aluno precisa avaliar os professores. Não deixe de fazer! Não adianta falar mal de professores por aí se você não faz a avaliação institucional.

Biblioteca

Você pode estudar lá (faça silêncio, pelo amor de Douglas Adams!) e pegar livros emprestados. Quer uma dica? Faça renovação online para evitar pagar multa!

Estágios

O curso oferece dois espaços para quem quer ganhar experiência e por em prática o que se aprende em sala de aula. A coordenação do Labinfo atua na manutenção dos laboratórios da faculdade. E o DESI desenvolve aplicações. Quer participar do Labinfo? Procure o professor Daniel Capelo. Para o DESI procure o professor Eduardo Mendes. Conheça mais sobre o DESI acessando a página http://www.fa7.edu.br/ypiranga/caderno.php?id=110

Livraria

Fica no saguão principal e serve para comprar livros (lógico) e algumas coisinhas de última hora como caneta, lapiseira e tal.

Fotos: Reprodução Facebook Página Memes da FA7