Sócios 3IT

Hoje vamos apresentar uma história de sucesso de três ex-alunos da FA7 (ou “quase”) :) . Estamos falando do David Cacau (27), do Anderson Leal (27) e do Paulo Sérgio (27). Eles se conheceram no curso de Sistemas de Informação da FA7 e se tornaram amigos. De repente, uma oportunidade de negócio apareceu e eles acabaram criando a 3IT Consultoria, empresa sediada em Fortaleza, líder do Nordeste no mercado de RPPS (Regime Próprio de Previdência Social). A include[SI] foi conhecer a empresa e bater um papo com eles, entre várias gargalhadas e causos.

Oano era 2009, quase final de curso para eles. A amizade se tornou grande durante a faculdade e era fácil vê-los na sala de aula trocando ideias, estudando juntos e fazendo um lanche na cantina da FA7, numa época que não existia nem “Gaúcho” e nem Petit Bom. Certo dia, surge a oportunidade de desenvolver um sistema. Os três, apesar de já estarem empregados, resolveram aceitar o desafio de produzir algo por eles mesmo. Foi aí que tudo começou.

Falando deste modo, parece que foi fácil, mas não é bem assim…

[CURIOSIDADE] Os três começaram as primeiras reuniões da empresa na cantina da FA7
Foi o Paulo que recebeu uma oferta para desenvolver um sistema de consultoria atuarial mas como a área dele era implantação de ERPs, ele resolveu chamar o Anderson e o Cacau para ajudá-lo. No primeiro momento, o Anderson disse que não queria (risadas)”, comenta Paulo, que então foi falar com o Cacau, que prontamente topou. Só com uma forcinha dele, Anderson acabou aceitando.

O sistema havia sido proposto por um cara de uma empresa atuarial, que repassou muito conhecimento para que eles pudessem construir o sistema:  “e foi um momento de muito aprendizado sobre o negócio”, diz Paulo.

O desenvolvimento desse sistema acabou gerando o capital de giro inicial, na época R$ 10.000. Esse valor foi todo reinvestido para abrir de fato a empresa. Após isso, eles começaram a trabalhar na customização de um sistema do Ministério da Previdência Social, o SIPREV, visando os regimes de previdência próprios para municípios. “Na época, ainda não havia um bom avanço tecnológico de controle de gestão das previdências municipais”, segundo Paulo. Essa visão de negócio fez a diferença no futuro da empresa que estava começando.

[CURIOSIDADE] Cacau e Anderson foram bolsistas do DESI entre 2006 e 2007. Na época, desenvolveram o Ypiranga, um sistema de gerenciamento de conteúdos que até hoje é utilizado na FA7.

Inicialmente começaram atuando em 10 municípios, e durante um tempo dividiam os lucros com os sócios da empresa atuarial. Há 2 anos eles compraram a parte deles e foram avançando os negócios para outros lugares. Atualmente, a empresa atua em 9 estados.

Os sistemas da 3IT se desenvolveram ao redor do SIPREV. Hoje, os principais produtos são o SIPREV Customizado, o Censo Previdenciário e o Web Site RPPS para os municípios. Entre as diversas customizações desenvolvidas para o SIPREV, está o módulo de perícia médica, bastante elogiado pelos peritos que o utilizam. Este software está sendo bem visto também pelo Ministério da Previdência: o módulo de perícia médica está em processo de homologação para ser disponibilizado como software público.

Anderson, Cacau (noivo da vez) e Paulo Sérgio

Anderson, Cacau (noivo da vez) e Paulo Sérgio

Entrevista

Include = Como é iniciar uma empresa?

Cacau = A empresa já tem seis anos. É muita luta, muito difícil, muita dedicação, tudo no muito. As pessoas têm que entender que nada é fácil nessa vida. Se a gente tem um sonho tem que acreditar.

Include = Vocês estão dedicados só a 3IT agora?

Cacau = Só a isso, todos os três, desde o ano passado.

Anderson = O Paulo, logo no começo, largou o emprego, ficando na parte comercial. Cacau e eu continuamos com empregos em paralelo. Daí eu saí em outubro de 2012, e o David no começo de 2014.

Include = Por que demorou tanto para os três estarem dedicados a empresa?

Anderson = Até então, a empresa não tinha condições de manter os três. Quando saímos dos empregos, passamos a receber aqui o equivalente ao que já estávamos recebendo nos nossos empregos. Dava pra “segurar”, porque durante o dia, tínhamos os nossos empregos e nós trabalhávamos para a 3IT no horário da noite e nos finais de semana. Por isso, dava pra levar.

Include = Ou seja, durante muito tempo vocês só viviam para trabalhar…

Anderson = Só trabalhava…

Cacau = De 2009 até 2014, eu e o Anderson vivíamos na expectativa de dar certo, de todo mundo estar junto. A gente sabia que poderia chegar lá, mas também sabia que talvez não desse certo. A gente trabalhava só com a vontade, porque sobre o dinheiro sabíamos que tinha mês que dava pra tirar alguma coisa  e outras vezes não tirava nada. Já o Paulo a gente conseguia e tinha que manter, pois ele já tinha saído do emprego.

Anderson = Para mim e o Cacau, foram quatro anos de investimento mesmo.

Cacau = Investimento humano e só. Teve ano que que deu pra tirar até alguma coisa, mas era praticamente simbólico. Se você tem a vontade, tem que “meter as caras” mesmo.

Include = Paulo, então você se dedicou exclusivamente a empresa desde o começo?

Paulo = Desde o início eu estou no comercial. Sou o que viaja direto.  Por isso ainda não terminei a faculdade. Não tenho tempo mesmo. Não dá! Agora que começamos a colocar representantes em outros estados, talvez eu consiga.

Include = Como a empresa está estruturada hoje?

Paulo = Atualmente, o Cacau gerencia todo o desenvolvimento, o Anderson cuida da gerência de infraestrutura e o setor financeiro/administrativo. Eu continuo cuidando do comercial. Contamos com dez funcionários fixos, e fazemos contratos sazonais de acordo com a demanda de implantação dos sistemas. Fizemos um censo previdenciário numa cidade do Espírito Santo que tem 11 mil servidores. O censo deveria durar dois meses mas, por umas e outras, o prazo acabou sendo de 17 dias. Nessa ocasião, chegamos a contratar 70 funcionários. Durante este processo, eu me casei e acabei tendo que sair da minha lua-de-mel para conseguir a atender a demanda dos trabalhos.

Include = Como é trabalhar com produtos para o setor público?

Anderson = A gente acaba não somente vendendo e implantando um sistema. Nós aprendemos os processos e damos essa consultoria, ensinando como os processos tem que funcionar, como é o certo de fazer e o que tem que ser feito. No final, fazemos o treinamento do sistema. Ou seja: a gente faz uma consultoria geral.

Paulo = Hoje, graças a Deus, a gente está conseguindo ajudar a melhorar a própria gestão dos regimes próprios.

Cacau = A gente teve que entender de muita coisa para implementar os sistemas. O Anderson, por exemplo, sabe tudo sobre aposentadoria hoje. Para tudo, nós precisamos de parcerias de outras áreas. A informática é o meio.

Include = E o futuro da 3IT?

Paulo = Hoje nós estamos em  9 estados, entre eles Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Goiás, abrangendo 70 cidades. E a ideia é expandir. Agora é continuar e manter o pé no chão o tempo todo.

 

Comentários

comentários

Periscope: a televisão é você [app]
Go, a linguagem da Google [CODE]

1 Comentário