Panorama da primeira noite

Afinal, o que diabos é o futuro? A resposta pode estar naquele famoso ditado popular. “O futuro a Deus pertence”.  Doc Brown, célebre personagem a trilogia “De Volta Para o Futuro” vivido por Christopher Lloyd diz que o futuro ainda não foi escrito. “Seu futuro é o que você quiser fazer. Portanto faça-o bem”. Forte, não é? Pois bem, a primeira noite da 15ª Semana de Sistemas de Informação da FA7 – aliás, o evento todo é inspirado nos filmes “De Volta Para o Futuro”, foi voltada principalmente para discutir o futuro. Em jogo, o futuro da internet e também o jogo do futuro. Isso mesmo. O que o futuro espera da rede mundial de computadores e também dos jogos eletrônicos a partir das tecnologias existentes jogos para a produção de conteúdo com recursos da realidade virtual.

O que o futuro reserva para a internet. O que a internet reserva para o futuro.

Ex-aluno da FA7 e atual mestrando da UECE, Alex Ferreira falou sobre “A Internet do Futuro”. Na apresentação dele, um pouco de história e também um panorama dos atuais protocolos de rede. Depois, Alex apontou quais são hoje os principais desafios para a expansão da internet. “A maioria dos protocolos usados hoje são de quase cinquenta anos. Ninguém previa, por exemplo, esse boom da computação em nuvem e dos dispositivos móveis”, explica. “Mas já temos várias soluções. No entanto, a implementação dessas soluções custaria muito dinheiro”. Algumas dessas soluções foram apontadas durante o evento.

O futuro dos jogos. Os jogos do futuro.

Palestrante Daniel Valente

Daniel Valente em seu estúdio

Ainda sobre o futuro, Daniel Valente, o segundo palestrante da noite, falou sobre a experiência dele com realidade virtual. Daniel, doutorando em Informática Aplicada na Unifor e professor da FA7 na Especialização em Desenvolvimento de Sistemas  para Dispositivos Móveis, é sócio da Valente Studio, uma empresa 100% cearense que trabalha com algoritmos de visualização realistas, motores de jogos, programação em GPU e desenvolvimento para dispositivos móveis. Na ocasião da #SSIFA7, o profissional fez um panorama do que está sendo feito no segmento de realidade virtual mundo afora. E o Ceará não está fora desse circuito. Pelo contrário. A Valente Studio  tem realizado diversas experiências em VR e algumas delas foram detalhadas na apresentação.  Entre elas, o simulador do Insano, o maior toboágua do mundo, feito sob encomenda do Beach Park. “Criamos um simulador para ser usado com Oculus Rift para ser montado em stands que foram montados em vários shoppings do Brasil para divulgar o Beach Park”, revela. “Passamos o dia inteiro no Beach Park fotografando e filmando os detalhes da atração para reproduzirmos tudo em um ambiente virtual”. Um vídeo com as reações dos usuários foi mostrado ao público que foi prestigiar a palestra no Teatro da FA7. Ele mostrou também outros projetos como um game de terror, um que simula um skate em alta velocidade. Perdeu? Confira o vídeo abaixo!