Festival de Software 2015.2

O título melhor jogo de melhor jogo ficou com "Arrows&Balloons", do Lucas Albuquerque.

O título melhor jogo de melhor jogo ficou com “Arrows&Balloons”, do Lucas Albuquerque.

De que serviram os maravilhosos equipamentos eletrônicos sem um software para torná-lo minimamente intuitivo para os seres humanos? Se você parar para pensar, é o software que faz o smartphone ser, de fato, smart. Sem as aplicações web, a internet seria uma grande rede de leitura online. Ah, não podemos esquecer dos games. De tão divertidos que são, muitas vezes esquecemos que toda aquele negócio se resume a linhas e linhas de código. Com base na premissa de que tudo que é feito em sala de aula deve e pode ser compartilhado, a 15ª Semana de Sistemas de Informação da FA7 (#ssifa7) abrigou em sua programação a quarta edição do tradicional Festival de Software da FA7 – de longe, o mais movimentado de todos.

Entre os 35 softwares apresentados no festival, o público pode conferir games, sistemas web e aplicativos mobile, quase todos desenvolvidos em disciplinas do curso de Sistemas de Informação e valendo nota final para algumas das disciplinas da faculdade. Os alunos que estavam expondo tiveram a oportunidade de ouvir o feedback dos usuários, conversar com outros colegas desenvolvedores e mostrar a evolução dos seus trabalhos (não necessariamente nessa ordem).  Além disso, todos passaram pelo crivo dos avaliadores, professores da instituição e convidados, que estabeleceram alguns critérios técnicos para definir os melhores em cada categoria.

Premiação, games e realidade virtual

Na categorias Aplicativos móveis, o 1.º lugar foi o Avali-ando do Francisco Edilson do Nascimento, aluno de Estágio III do professor Régis Simão.

Um dos grandes baratos do Festival de Software é a competição. Apesar de não existir um prêmio em si, o primeiro lugar de cada categoria recebe um certificado especial. São escolhidos os melhores

nas categorias aplicativos para dispositivos móveis, games e sistemas web. O projeto “Desbravador”, criado por três membros do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas da FA7 (DESI) – Tyago Nunes, Erveny Santiago, Israel Portela, Rodrigo Andrade e Raphael Mota, foi escolhido como melhor sistema web, juntamente com o “COOP Menanger”, do aluno Renato Holanda. O primeiro se trata de um mapa virtual interativo da Faculdade 7 de Setembro. Já o segundo foi criado para gerenciar o aplicativo Coop, já falado aqui na INCLUDE[SI].

Como nem só de trabalho vive o homem, a organização da SSSIFA7 trouxe pela primeira vez consoles de videogame, em parceria com a UCEG (União Cearense de Gamers). Ou seja: a galera que visitou o evento pôde conferir os trabalhos dos alunos e curtir jogatinas free play de Mortal Kombat X, Ultra Street Fighter IV e Just Dance 2016Além disso, muitos visitantes experimentaram pela primeira vez o Oculus Rift, equipamento de realidade virtual que estava à disposição para os participantes do evento.

Veja todas as fotos do IV Festival de Software em: http://on.fb.me/1TleW5D