screenshot do jogo

Stephann Vasconcelos
Especial para INCLUDE

[+] MAIS game dev Stephann Vasconcelos (foto) é ex-aluno do curso de Sistemas de Informação da FA7 e proprietário do estúdio de games Stepo Lab.

Antes de adicionar novas funcionalidades à seu jogo (isso serve para qualquer software), é necessário fazer a limpeza do seu código. Conforme seu jogo vai aumentando, o seu código vai ficando desorganizado, e mesmo que você faça de tudo pra que isso não aconteça, seu código nunca sairá perfeito na primeira implementação.

Esse fenômeno aconteceu com o Pandza, por mais que eu tenha me esforçado ao máximo para manter o código limpo, ele ficou sujo conforme fui adicionando o pool de tiros, as partículas, os quadradinhos caindo no chão. Nessa semana pensei em adicionar novas funcionalidades ao jogo, mas não estava me sentindo bem em manter aquele código. Ele estava feio? Mal identado? Com nomes de variáveis sem sentido e código duplicado? Nem perto disso! Ele estava muito legível até, mas o problema era como as classes, as responsabilidades delas e o fluxo de criação de objetos estavam organizados.

Não tive como prever no que o código se tornaria. E agora? Abandono o jogo? Recomeço do zero? Claro que não, escrever código não é como construir um prédio, onde todo planejamento já foi feito e é só seguir à risca aquilo, se der algo errado, demole. Escrever código é como cuidar de um jardim, onde você acompanha o crescimento e necessidades das flores de perto, e de maneira constante, senão ele apodrece.

Limpando código

Então resolvi reorganizar todo meu código e repensei nas estratégias de implementação. O resultado foi bastante positivo. Se eu mostrar como o jogo está agora, vocês não verão diferenças pra versão da semana passada, causará impressão que o jogo não evoluiu nada. Pelo contrário, pra dar dois passos à frente, às vezes é necessário dar um passo pra trás. E esse “passo pra trás”, foi o tempo gasto nessa refatoração de código, mas próxima semana ficará muito mais fácil implementar minhas idéias. E num futuro próximo, estarei novamente refatorando todo o código novamente.

Fica a dica pros devs: Fale com seu chefe, reserve uma semana no sprint, ou reserve um sprint para pagar esse débito técnico e outros que existem. Do mesmo jeito que seu chefe é comprometido com o prazo de entrega, o desenvolvedor tem que ser comprometido com a qualidade do código.