maxresdefault

aluno gustavo vieira

Gustavo Augusto-Vieira
da Equipe Include[SI]

 

ypiranga_logo_index

Logo do Ypiranga

David Cacau, Anderson Leal, Tiago Garcia, Paulo Sérgio Girão, Luirton Gurgel, Lucas Apoena, Raphael PH Santos, Roneltton Lafitte, Bergue Júnior, Weslei Prudêncio e Cicília Pinto. Esses caras são uns verdadeiros heróis. Pouca gente sabe, mas o site da FA7 utilizou de novemb

Screenshot from 2016-05-06 12:04:39

Tela inicial do Ypiranga

ro de 2007 até maio de 2016 um sistema de gerencimento de conteúdo (CMS) chamado Ypiranga. O sistema, desenvolvido por essa galera aí quando estes passaram pelo DESI – Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas da FA7, permitiu a publicação de notícias e a criação de páginas no site da faculdade.

O pontapé inicial foi dado por Tiago, Cacau e Anderson em 2007. Na primeira versão, era possível criar notícias e cadernos, como eram chamadas as páginas internas do site. Depois, foi possível alimentar a página principal. A versão atual, digamos 3.0, estava no ar desde 2008 e possuía N outras funcionalidades, como a publicação de documentos, galeria de fotos e criação de páginas para os cursos de extensão, como o Viva.

O Ypiranga foi desenvolvido em PHP, HTML, Javascript e CSS puros. Ou seja: sem frameworks ou todas essas tecnologias que facilitam a vida do desenvolvedor hoje em dia. Outra curiosidade: o Ypiranga sempre rodou como beta. Ou seja: sempre estave pronto para ser evoluído. Contudo, com a criação do novo site da FA7, a plataforma sai do ar depois de todos esses anos de serviços prestados. Desde 6 de maio de 2016, o Ypiranga deixa de receber novas publicações. Por isso, esse registro é um agradecimento a todos os desenvolvedores – e também aos usuários, porquê não? – envolvidos no projeto. Parabéns. E pra você, Ypiranga: descanse em paz.

 

 

Comentários

comentários

ALUNI7: Bastidores de um app [entrevista]
Até mais, Professor Yuri. E obrigado pelos peixes!