Participantes do Festival de Sofware

1517488_878381065551607_1942158342549776604_n

De nada adianta se dedicar a um projeto complexo como  cheap football kits o desenvolvimento de um software e depois receber uma nota e deixar esse projeto de lado. Softwares são feitos serem usados por pessoas. E um trabalho de faculdade pode ser o começo de um grande empreendimento. (Quantas ideias legais não surgiram dos trabalhos de faculdade?). Para dar vazão a essas ideias e estimular os alunos a levarem adiante os projetos desenvolvidos em sala de aula, a coordenação do curso de SI criou o Festival de Software da FA7.

O festival, que integra a programação da Semana de Iniciação Científica da instituição, começou de forma tímida, como uma maneira dos alunos apresentarem seus trabalhos aos colegas, lembra Eduardo Mendes, professor do curso de SI. “Mostramos cheap football shirts 26 jogos de três turmas diferentes de estágio I. Na disciplina, os alunos precisam desenvolver um jogo até o final do semestre. Deu tão certo que na segunda edição convidamos alguns alunos de outras disciplinas a mostrarem seus projetos que não eram necessariamente jogos”.

A terceira edição ocorreu no dia 28 de maio de 2015. Foram apresentados 36 produtos entre games, sistemas web e aplicativos para dispositivos móveis. Na ocasião, desenvolvedores mostraram os resultados alcançados através de posters e dos sistemas em cheap football tops execução nos computadores disponíveis no local do evento. Além disso, cada trabalho foi avaliado por uma dupla de professores.

“O festival tem contribuído com o resultado da própria disciplina de estágio. Os alunos tem mostrado resultados cada vez mais profissionais. As apresentações do festival estimulam os alunos de semestres iniciais a terem ideias melhores”, revela o professor. “Nas próximas edições, iremos trazer profissionais do mercado para que vejam o que está sendo feito pelos alunos”, adianta.

11350617_879535658769481_8159338320650727328_n

Felipe Farias (foto ao lado ), aluno da disciplina Estágio II, participou do festival pela primeira vez. “Mostrei dois projetos: uma proposta de aplicativo para acesso às informações acadêmicas da FA7 em dispositivos móveis e o OrcMail, um aplicativo para envio de orçamentos por e-mail”, explica. “Um prestador de serviço escolhe as informações que serão enviadas ao cliente e o aplicativo gera um layout e manda o orçamento para o cliente”. Felipe também gostou de conhecer o trabalho dos colegas. “Vi o trabalho feito por alunos de outras turmas e gostei muito do que vi”, revela.

Tecnologia made in Brazil

Os jogos feitos pelos alunos das disciplinas de Estágio I no curso de Sistemas de Informação da FA7 são escritos em Lua. Criada em 1993 por três professores da PUC-Rio (Roberto Ierusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes), Lua é uma linguagem de Cheap AC Milan football shirts programação extensível, que une partes de um programa feitas em mais de uma linguagem. Inicialmente, os criadores da Lua a fizeram para ser usada em um projeto da Petrobras. Devido à sua eficiência, clareza e facilidade de aprendizado, passou a ser usada em diversos ramos da programação, como no desenvolvimento de jogos. “Como todos os alunos utilizam a mesma linguagem, fica mais fácil para que eles se ajudem, conversando entre si sobre seus projetos”, explica o professor Eduardo Mendes.

As ideias do jogos são inicialmente transformadas em desenhos feitos Cheap England football shirts no papel. Depois é feito um levantamento das funcionalidades a serem implementadas. A partir daí, o aluno faz pequenos avanços na execução do projeto junto com um orientador e semanalmente vai apresentando os resultados aos colegas.

Alguns desses trabalhos serão mostrados adiante com mais detalhes aqui na include[SI].

cheap Arsenal football shirts  |
cheap Manchester City football shirts  |