Mesa de estudos

Quando o ano chega ao fim damos início a um novo ciclo em nossas vidas. Hora de fazer um balanço do passou e um planejamento do que virá. Mais um semestre letivo, mais uma etapa. Quem ainda está no curso fica aí tentando montar um calendário com as disciplinas disponíveis para matrícula. Já os novatos estão naquela empolgação de quem está entrando num mundo completamente novo. Como serão as aulas? Quem serão meus professores? Será que vou gostar dos colegas? Agora quem terminou o curso tem planos completamente diferentes. A mudança de ciclo é ainda maior.

Começando pelo fim

Evolução TecnológicaNos últimos dias, acompanhei as últimas horas de alguns colegas antes da defesa de monografia. Também acompanhei algumas apresentações. Sabe aquele sentimento de que falta bem pouco? Era assim que se sentiam aqueles que iam apresentar para uma banca avaliadora o resultado de meses e meses de trabalho. Para quem vai começar o 7º ou o 8º semestre e vai mergulhar de cabeça nessa vibe da monografia

A dica é não perder seu orientador de vista. Procure estabelecer rotinas com ele. Marque horários. Troque e-mails. Tenha um bom diálogo. Um trabalho bem feito é um trabalho bem orientado.
Não espere que seu orientador chegue em sua casa e bata na porta do seu quarto. Isso não vai acontecer mesmo! Quer saber como é uma defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)? Então assista a defesa dos outros. Geralmente, o calendário com as defesas é divulgado na lista de emails do curso. Muita gente vai estar de férias mas dedicar uma ou duas horas da sua vida para assistir a defesa de TCC dos colegas não vai matar ninguém. E essa dica vale para pessoas de todo o curso, não importa o semestre. Até porque, quanto mais cedo você começar a escrever seu trabalho, melhor. Uma outra dica é frequentar a disciplina de TCC 1. Isso mesmo: frequentar. “Muita gente se matricula, mas não leva disciplina à sério”, é o que revela o professor Eduardo Mendes de Oliveira, que já esteve à frente da disciplina. “As pessoas faltam bastante e até chegam a reprovar por falta”, conta.  Há muita coisa boa que se aprende na disciplina – inclusive como fazer um bom texto. Mas a maioria não acha importante. Fazer o quê, não é?

O Meio

Quem está na metade do curso e tirou nota baixa ou reprovou alguma disciplina a dica é: reflita. Sempre vale a pena fazer uma autocrítica. Procure correr atrás do prejuízo pegando livro na biblioteca, estudando com amigos ou fazendo cursos online. Não adianta chorar o leite derramado. Faça um planejamento. Não consegue dar conta de muitas disciplinas? Então não se matricule em todas.  Melhor atrasar um pouco o curso do que ficar aí reprovando a torto e a direito. Sempre é bom lembrar daquelas dicas básicas: não acumule matéria, procure os professores fora da sala para tirar dúvidas e seja generoso.  Compartilhe conhecimento. Estude em grupo. Pode ser mais legal e o resultado é sempre bom.

Não acumule matéria, procure os professores fora da sala para tirar dúvidas e compartilhe conhecimento
Também não pense em desistir. “Se você chegou até a metade do curso, não vale a pena voltar atrás”, conta Rodrigo Andrade, que vai para o quarto semestre em 2016.1. “São pelo menos dois anos jogados fora”, lembra. “Também recomendo equilibrar disciplinas fáceis com aquelas mais difíceis para o semestre não ficar tão pesado”.

Música para quem está no meio do curso: “Até o Fim”, dos Engenheiros do Hawaii (escute aqui)

O começo de tudo

Dinossauro saindo do ovoJá fizemos um guia para novos alunos (leia aqui). E tecnicamente, tudo que foi escrito até agora também vale pra você, querido colega novato. Não, não tenha medo. Não fazemos trote. Isso não existe no curso de SI da FA7. Procure sobreviver tranquilamente ao primeiro semestre da faculdade com as dicas que foram dadas até agora. “Por mais que pareça não tão importante, leve o curso como se fosse a coisa mais importante do mundo”, revela Erveny Santiago. “Isso vale pra tudo. Encarar as coisas como importantes deixa tudo mais fácil. Procure a coordenação e se aproxime dos professores. Seja frequentador assíduo da biblioteca. Venha conhecer o DESI e o Labinfo. E lembre-se: o curso é seu. Ou seja: não espere que tudo caia do céu. Até porque você não é mais criança e não está mais na escola. Quer fazer um grupo de estudo? Crie um. Quer organizar um evento? Organize. Pretende pesquisar sobre algo? Elabore um projeto. Sempre haverá um professor ou um aluno de outro semestre que tope levar ideias adiante.