Elefante azul

Israel Ferreira

Israel Ferreira
da Equipe INCLUDE[SI]

logo phpPara começarmos, vou contar uma breve história sobre a linguagem PHP. Sua sigla é o acrônimo de Hypertext Preprocessor (pré-processador de hipertexto), uma poderosa linguagem de programação open souce, mundialmente utilizada, principalmente no ambiente web. Criada em outubro de 1994 por Rasmus Lerdorf e inicialmente formada por um conjunto de scripts voltados para a criação de páginas dinâmicas, utilizados por Rasmus para monitorar o acesso ao seu currículo na internet. O PHP foi baseado na linguagem C. Sua primeira versão chamou-se PHP/FI (Personal Home Pages/Forms Interpreter) e em 1995 seu código-fonte foi disponibilizado na web, para ser compartilhado por outras pessoas. Atualmente, a linguagem está na versão 5.6. No entanto, a versão 7 já foi anunciada com uma série de novidades como aumento de performance, novas palavras reservadas, declaração de tipo de retorno, parâmetros escalares, entre outras novidades. Mas esse não é o assunto que iremos abordar em questão, então vamos lá.

Primeiramente vamos aprender como definir dentro do html as instruções em PHP. Usamos as tags “<?php…  …?>” como delimitadores do espaço reservado ao PHP dentro do HTML. O comando “echo” é utilizado para exibir mensagem como também variáveis. Lembrando que o arquivo index que deve ser salvo como extensão “.php”.

O comando “echo”

Declarando variáveis

Variáveis são espaços de memória dedicados à gravação temporária de valores e de dados para exibição, manipulação, cálculo ou para gravar seus conteúdos em uma tabela do banco de dados.

Case-sensitive

PHP é uma linguagem case-sensitive, pois diferencia o tamanho das letras em maiúsculas e minúsculas. Neste caso, somente $valor será exibido.

Operadores Aritméticos

Operações aritméticas em PHP são bem simples mesmo, muito similares a outras linguagens. Há de ressaltar apenas o tipo de incrementação que pode antes ou depois da atribuição do valor.

Operadores de Atribuição

  • = Atribui operandos da direita para operandos da esquerda.
  • += Soma operando direito com o esquerdo e atribui o resultado ao próprio operando esquerdo.
  • -= Subtrai operando dá direita com o esquerdo e atribui o resultado ao próprio operando esquerdo.
  • *= Multiplica operando direito com o operando esquerdo e atribui o resultado ao operando esquerdo.
  • /= divide operando esquerdo com o operando direito e atribui o resultado ao operando esquerdo.
  • %= Usa o módulo de dois operandos e atribui o resultado ao operando esquerdo.
logo do php

Vicent Pontier foi o criador da logo do PHP com um elefante azul e do mascote de pelúcia. Ele lembrou de um elefante quando manipulava as letras do PHP recortadas em papel. Segundo ele, se todos olharem muito bem veria que a sigla PHP parece mesmo com um elefante!

Estruturas Condicionais e de Repetição

De maneira geral em qualquer linguagem, as estruturas de condicionais são extremamente necessárias para a criação de códigos mais complicados e complexos, pois define através de uma condição que faz parte do programa será executada. Já as estruturas de repetição se dão enquanto uma condição for verdadeira. Daí,  uma tarefa é executada com a utilização de uma variável contadora.

Condicionais

  • if … else – verifica se a primeira for verdadeira e executa a primeira ação. Senão executa a segunda.
  • elseif – o mesmo que else if: executa uma nova condição mesmo depois do if, isso é uma pequena particularidade do php para ajudar o programador a fazer estruturas de controles mais completas.
  • switch case – é usada para evitar longos blocos de código if..elseif..else junto com os comandos break e continue.

Repetição

  • for – percorre um bloco de comando enquanto a condição verificada por um contador que é incrementado for verdadeira.
  • while – executa um bloco de comando enquanto uma condição for verdadeira.
  • do…while – executa um bloco enquanto uma determinada condição for verdadeira.
  • for each –muito utilizado para percorrer arrays, sendo possível declarar duas variáveis, uma do índice e outra do valor desse mesmo índice. Para cada repetição que acontece o for each, ele repassa um valor do array na ordem em que se encontra do vetor.

IF ELSE

Verifica primeiro se $idade é maior ou igual à 18, senão se é maior ou igual à 12 senão executa o ultimo else.

SWITCH CASE
Verifica se valor de $idade é igual ao valor dentro de cada case e exibe o resultado com o echo e se nenhuma condição for verdadeira o comando default será executado como valor invalido.

WHILE

Inicializa uma variável contador com zero (0) e verifica enquanto ela for menor que 10 exibindo cada incremento da mesma.

DO…WHILE

Acontece o mesmo que no while, porém primeiro exibe o valor do contador em seguida incrementa e só então faz a verificação da condição ($cont < 10).

FOR

A cada passagem pelo “for” é realizado cinco incrementações cada passagem do loop para cada variável.

FOR EACH

$array é o índice de array de 5 posições, $valor é o valor do índice que será exibido  na ordem do vetor.

CONTINUE

Com o “continue” ele irá verificar se $valor igual a 3 for verdadeiro e não exibirá este valor somete será exibido os valores 1,2,4,5.

Comentários

comentários

O paradigma dos apps [opinião]
Primeiros passos para aprender PHP – Parte 2/2 [tutorial]

1 Comentário