Elon Musk

Elon Musk. Você já ouviu esse nome? Se sim, então você já sabe que essa notícia será muito interessante. Se não, aperte os cintos e prepare-se para uma nova aventura, onde nada é impossível e o céu é o limite. O nome dessa aventura é empreendedorismo!

Rodrigo Andrade

Rodrigo Andrade
da Equipe include[SI]

A pergunta que não quer calar: “Quem é Elon Musk?” Este rapaz é nada mais nada menos que um magnata de negócios, engenheiro, inventor e investidor. Além disso, ele é o chefe executivo e diretor técnico da SpaceX, arquiteto de produtos da Tesla Motors e presidente da SolarCity. Como se isso tudo não bastasse, ele foi a inspiração para o personagem Tony Stark em Homem de Ferro. Não se preocupe em pesquisar todas estas empresas pois elas serão explicadas a seguir. Agora você deve estar se perguntando: “Que empresas são essas?”, “O que elas têm a ver comigo ou com SI?”.

Elon Musk em frente a um Model S na fábrica da Tesla Motors

Elon Musk em frente a um Model S na fábrica da Tesla Motors

Primeiramente, vamos falar sobre o homem por trás de tais empresas. Elon Reeve Musk nasceu na África do Sul em 1971, ao longo dos anos naturalizou-se canadense e em seguida americano. Sua primeira inserção no mundo da tecnologia e do empreendedorismo foi aos 10 anos de idade, quando ele aprendeu sozinho a linguagem BASIC. Usando um Commodore VIC-20, criou um jogo sci-fi chamado Blastar. Elon vendeu o código para uma revista chamada PC and Office Technology por aproximadamente 500 dólares (o que é incrível para uma criança de 10 anos de idade!) Uma versão web do jogo está disponível online. Com 17 anos, Elon mudou-se de Pretoria (sua cidade natal na África do Sul) para Kingston, no Canadá, após naturalizar-se como um cidadão canadense. Dois anos depois ele mudou-se para Filadélfia (no estado da Pensilvânia), nos Estados Unidos e tornou-se bacharel em Física e bacharel em economia. Aos 24, em 1995, ele decidiu perseguir a carreira empresarial nas áreas de Internet, Energias Renováveis e Espaço Sideral. Finalmente, em 2002 ele tornou-se um cidadão americano. Antes disso, em 1999, Elon cofundou a X.com, uma empresa de serviços financeiros online e pagamentos por e-mail. No ano seguinte a X.com se fundiu com uma empresa chamada Confinity, que possuía um serviço de transferência monetária chamado PayPal. A empresa resultante da junção das duas anteriores resolveu focar-se apenas neste serviço de transferência e autodenominou-se PayPal em 2001.

Foguete

Elon Musk e Barack Obama na pista de decolagem do Falcon 9 em 2010.

Elon Musk e Barack Obama na pista de decolagem do Falcon 9 em 2010.

No mesmo ano, Elon criou o Mars Oasis, um projeto que tinha como objetivo levar uma miniatura experimental de uma estufa a Marte. Nesta estufa havia plantações de alguns legumes que cresceriam no regolito do planeta, numa tentativa de atrair um interesse público na exploração espacial. A partir da ideia deste projeto, Elon resolveu investir em foguetes espaciais. Porém, após muitas reuniões com diversas empresas e resultados não satisfatórios para a compra de um foguete adequado, sua ideia não foi concretizada. Somente em 2002, voltando de uma viagem, ele percebeu que poderia criar uma empresa para construir seu foguete ideal. Sozinho, acabou por calcular os preços dos materiais necessários para se construir um e reuniu colegas que entendiam de assuntos específicos para o ajudarem a criar seu próprio foguete. Daí, a SpaceX foi fundada e hoje é uma empresa gigante, possuindo diversas naves espaciais e contando com cerca de 4000 funcionários. O atual objetivo de Elon na SpaceX é levar o homem a Marte o mais rápido possível.

Carro elétrico

Em 2003 surgia uma empresa inovadora no mercado automotivo americano, a Tesla Motors, uma fabricante de automóveis que desenvolve e vende veículos elétricos de alta performance. O nome Tesla vem do engenheiro elétrico e físico Nikola Tesla. Inicialmente a empresa foi fundada e era composta por dois engenheiros chamados Martin Eberhard e Marc Tarpenning e ainda não possuía nenhum veículo criado. Em 2008 surgia o primeiro veículo: o Tesla Roadster, que podia andar 350 km num único carregamento de baterias e acelerava de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. Neste mesmo ano, Elon se uniu a empresa e desde então permanece nos cargos de chefe executivo e arquiteto de produtos. A partir daí, carros ainda mais potentes e luxuosos foram criados como o Model S, Model X e Model 3. Alguns modelos possuem um modo insano (confira o vídeo abaixo).

O legado
Em 2006, Elon juntou-se com dois primos e os três formaram uma empresa chamada SolarCity, que provê serviços de energia captando energia solar através de painéis solares e transformando-a em energia elétrica. Esta, por sua vez, é armazenada em baterias e também transportada para postos de energia, que funcionam como carregadores de energia para carros elétricos.

Pelo o que você leu até então, dá pra ver que o homem não para. Seus planos para o futuro são criar um meio de transporte subterrâneo chamado Hyperloop, que deve transportar pessoas e cargas de forma subterrânea a velocidades incríveis! A ideia do Hyperloop e os estudos necessários para que ele se torne mais um projeto de sucesso vêm sendo desenvolvidos desde 2012.

Aqueles questionamentos que talvez você tenha feito no começo do texto com certeza fazem mais sentido agora, pois mesmo Elon não sendo especificamente “um cara da TI” ele é com certeza um cara que sabe trabalhar com as ideias, um cara da inovação, da vontade de aprender e de empreender, o que é algo que não somente nós de SI – mas também de TI e de outras áreas em geral – precisamos ter bastante. As ideias estão aí para qualquer um, a dificuldade vem em implementá-las e torná-las reais.

Elon tem deixado, sem sombra de dúvida, um legado para a humanidade, para novas descobertas e invenções e para um futuro melhor para cada um de nós.

Comentários

comentários

Meu primeiro BrazilJS [depoimento]
Universo Expandido de Star Wars: o mundo literário [DICA]